quarta-feira, 22 de abril de 2009

Abordagem psicopedagógica no ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação
“a resposta não está na tecnologia, mas sim nas pessoas e nas instituições” (Amado, 2007)
As tic no ensino ao ensino das tic
As tic, no contexto sala de aula, devem cumprir uma dupla função, permitirem um sistema de informação e um sistema de formação, ou seja deverá funcionar como um meio de transmissão de conhecimentos e ao mesmo tempo deverá facilitar a aprendizagem.
A utilização das tic traz diversas vantagens, nomeadamente a nível: do desenvolvimento da linguagem, através da utilização de determinados livros interactivos e do envio de email’s; do pensamento matemático, estimulando e desenvolvendo os pensamentos lógico, geométrico e espacial; do conhecimento do mundo, através do acesso a pessoas, imagens e sons que se encontram longe do seu alcance físico, permitindo também a satisfação da curiosidade de forma quase imediata; da comunicação interpessoal, desenvolvendo as capacidades comunicativas; e da aceitação da diversidade, permitindo a interacção e o conhecimento de outras culturas.
No entanto, a utilização das tic também padece de algumas limitações, desde a falta de recursos ou condições físicas até à ausência de uma atitude de integração reflectida das tic no processo ensino-aprendizagem. Há alguns docentes que não tendo uma atitude reflexiva, apenas acrescentam as tic no seu processo de ensino não as integrando de forma clara no alcance dos objectivos, que constam da planificação.
Da mesma forma, há estudos que confirmam que há profissionais que revelam falta de proficiência, devido a factores individuais de carácter emocional, têm medo de realizar acções diferentes das que estão habituados, e de factores de carácter cognitivo, no que diz respeito a conhecimentos e capacidades.
No que diz respeito aos recursos disponíveis, merece destaque a selecção de software adequado, dado que há muitos programas que são muito apelativos a nível de design, mas a nível educativo deixam muito a desejar. Os principais critérios de selecção a ter em conta para a escolha do software a utilizar, são os seguintes:
- Privilegiar software aberto, que permita desenvolver a criatividade, a memorização, a exploração, a concentração e a linguagem escrita;
- Com carácter intuitivo;
- Que permita um papel activo do utilizador;
- Com natureza multissensorial;
- Que permita a cooperação e não a competitividade desajustada;
- Que permita a transmissão de conhecimentos adicionais;
- Que esteja relacionado com situações reais do dia-a-dia;
- Que permita a diversidade ética e cultural.
Estes critérios são também importantes para ter em conta em todas as actividades.
A psicopedagogia
A psicopedagogia tem como objectivo de estudo a aprendizagem, recebendo contributos de duas outras áreas, como sendo: a psicologia, que propõe referenciais teóricos, e a pedagogia que discute toda a actividade docente.
Ao analisar a psicopedagogia tenta-se responder às seguintes questões: para quê, quando, como e porquê se aprende e se ensina.

A aprendizagem:
Podemos constatar que existe uma aprendizagem significativa quando é actualizado o conhecimento, neste tipo de aprendizagem os alunos devem ter uma atitude activa, devendo trabalhar previamente, sendo que no final dá lugar a uma construção de significados, devendo também desconstruir os conhecimentos prévios que já possuía. Por outro lado, temos a aprendizagem mecânica, ou não aprendizagem, quando os alunos recebem a informação mas não a incorporam, apenas decoram e não compreendem, essa informação vai ser muito brevemente esquecida.
Há ainda três modelos de transmissão de conhecimentos, nomeadamente: o modelo transmissivo, o modelo cognitivo e o modelo construtivista. No que diz respeito às aprendizagens teremos: a aprendizagem receptiva (em que o professor transmite os conhecimentos, por exemplo através da demonstração), por descoberta guiada e por descoberta autónoma. No ensino das tic deverá haver uma conjugação das três formas, adequando aos conteúdos a tratar, por exemplo, se for um conteúdo em que seja necessário demonstrar ou explicar como se executa determinada tarefa, deve-se utilizar a receptiva, se for a realização de um trabalho de grupo deverá utilizar-se as outras formas.

Um profissional de educação deverá promover nas suas aulas actividades, problemas e exercícios que conduzam os alunos para níveis superiores de conhecimento. Deve promover actividades que estejam na ZDP, zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. Um aluno deverá ser capaz de amanhã resolver o problema sozinho, que hoje resolve com ajuda.
Um professor deve também promover actividades em que os alunos reflictam e consigam promover a sua auto-aprendizagem. Ao mesmo tempo deve ser promovida a aprendizagem colaborativa, em que os pares se ajudam. Os docentes por sua vez são responsáveis por apoiar os alunos a criar hábitos de estudo, estratégias de aprendizagem e padrões de correcção do trabalho.
Os alunos aprendem não só através daquilo que lhes é directamente ensinado, mas também através, por exemplo de comunidades de aprendizagem, assumindo assim, o professor um papel de mediatizador e não só de transmissor, sendo considerado o “andaime” no processo de aprendizagem.

As tic deverão ser capazes de: transformar constantemente os esquemas do conhecimento, proporcionar uma aprendizagem significativa, considerar a importância dos contextos sociais de interacção, devendo haver colaboração entre os pares.