sexta-feira, 22 de maio de 2009

Modelo Comportamentalista

O paradigma comportamentalista ou behavorista teve início na primeira metade do século XX.
O modelo comportamentalista tem como principal pressuposto o facto de a educação resultar da transmissão de conhecimentos que têm como finalidade a aquisição ou modificação de comportamentos existentes. O conhecimento resulta da experiência planeada, sendo estruturado indutivamente, via experiência. Isto é, o conhecimento é o resultado directo da experiência.
Como referido, o paradigma comportamentalista surgiu nos Estados Unidos da América, na primeira metade do século XX, encontrando-se dividido em duas escolas: Condicionamento clássico/respondente e o condicionamento operante/instrumental. No entanto, ambas as escolas elegeram a aprendizagem como elemento central de estudo.
O condicionamento clássico/respondente teve origem com as experiências de Ivan Pavlov, através das quais concluiu que a aprendizagem ocorre quando se verifica uma associação entre estímulos (inicialmente neutros que se convertem em estímulos condicionados) e as respostas.
No que diz respeito ao condicionamento operante, este teve origem com os estudos de Thorndike. Estes estudos deram origem à lei do efeito, em que por exemplo se um aluno se esforçou e o professor não lhe dá uma recompensa positiva o aluno enfraquece o seu esforço e desmotiva, se por outro lado o professor reforça positivamente o desempenho do aluno este tende a fortalecer; à lei do exercício, em que as conexões entre a situação e uma resposta são reforçadas pelo exercício e enfraquecidas quando este é suspenso.
Segundo Skinner, qualquer estímulo e acontecimento que se segue a uma resposta aumenta a probabilidade da sua ocorrência futura, é o reforço.
A aprendizagem resulta da associação entre respostas e as respectivas consequências. A resposta dos alunos decorre dos estímulos e das consequências, permitindo também o controlo ou gestão do comportamento (disciplina) do aluno. A aprendizagem é mantida pela prática. Exercício e pelas contingências do reforço constante como factor de motivação da aprendizagem.
A aprendizagem acontece quando há uma mudança permanente numa tendência comportamental. Sendo objectivo primordial formar sujeitos bem comportados e pensantes.
A teoria comportamentalista tem como principais pressupostos psicopedagógicos, os seguintes: Definir com maior exactidão possível os objectivos finais da aprendizagem;
— Análise cuidada da estrutura das tarefas, de modo a determinar os objectivos do percurso;
— Apresentação da matéria em sequências curtas de forma a permitir um melhor condicionamento do sujeito, conduzindo-o através de experiências positivas de aprendizagem;
— Apresentar estímulos capazes de suscitar as reacções adequadas às aprendizagens desejadas;
— Reforçar as reacções desejadas;
— Proporcionar o conhecimento dos resultados da aprendizagem como forma de retroalimentação do processo;
— Recompensar, retirar a recompensa ou punir, em função da relação entre o comportamento expresso e a aprendizagem desejada;
— Exercitar os comportamentos aprendidos.
De acordo com estes pressupostos a teoria comportamentalista tem como principais técnicas de ensino: Exercícios de repetição; Ensino individualizado, tipo programado;
Demonstrações para imitação; Memorização.
Quanto mais programado, esmiuçado e decomposto for o ensino, maior será a aprendizagem. Assim, o ensino deverá ser muito estruturado, em pequenas etapas, permitir a resposta imediata e activa e com ritmo próprio.
O ensino programado respeita diversos pressupostos, nomeadamente, os seguintes:
-Princípio da estruturação da matéria: a matéria é decomposta em unidades elementares;
-Principio da adaptação: o progresso ocorre ao ritmo da progressão de cada aluno;
-Principio da estimulação: participação activa dos alunos;
-Principio do controlo, um novo comportamento adquire-se mais rapidamente se este for reforçado;
De igual forma, deste tipo de ensino decorrem algumas vantagens e algumas desvantagens:
Vantagens:
-O aluno aprende e progride ao ritmo próprio;
-O aluno avança somente com o conteúdo aprendido;
-O ensino é sequencial: o aluno passa para o material mais complexo, apenas quando domina o anterior;
-O aluno mantém-se activo e recebe imediatamente confirmação do seu êxito;
-O aluno não é deixado para trás.
Desvantagens:
-É socialmente isolador;
-Não permite obter os benefícios da experiência em grupo;
-O aluno não tem opção de discordar;
-Dado que baseia a sua metodologia numa hierarquia de conceitos é, por vezes, de difícil aplicação.
Da mesma forma, deve-se cumprir diversas fases no processo ensino-aprendizagem sendo a primeira a estipulação dos objectivos, em seguida a fase da exposição de conteúdos, depois a demonstração, seguindo-se a prática guiada, em que os alunos só deverão realizar o exercício seguinte quando tiverem o anterior inteiramente consolidado, para isso o professor deverá verificar a compreensão e dar feedback, posteriormente deve ser proporcionado aos alunos a prática independente, onde irão desempenhar sozinhos as competências recentemente adquiridas.No que diz respeito, à concepção do ensino numa perspectiva comportamentalista, este limita-se a cuidar a apresentação da informação, a organizar as contingências de reforço que facilitam a aquisição de conhecimentos e a definir os resultados finais.

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